Como fortalecer o sistema imunológico contra alergias é uma das questões que muitas pessoas têm feito por conta das mudanças climáticas que temos enfrentado recentemente. E para enfrentar e fortalecer o sistema imunológico é preciso saber quais os principais tipos de alergias e buscar a ajuda de um especialista.

O nosso sistema imunológico defende o corpo de substâncias que ele entende que são nocivas para o organismo, como bactérias, por exemplo. Em alguns organismos, existe uma hipersensibilidade anormal causada por substâncias que costumam ser inofensivas, como alimentos e poeira, causando alergias. Se você ficou curioso e quer saber como fortalecer o sistema imunológico contra alergias e se prevenir da imunidade baixa, continue lendo esse artigo e confira!

Quais são os principais tipos de alergias?

As alergias são as reações que o nosso organismo costuma ter quando ele entende que algo é perigoso e nocivo à nossa saúde. Existem os mais diversos tipos de alergias e as reações também são diferentes em cada organismo. Confira quais são os principais tipos de alergias:

Alergias respiratórias

As alergias respiratórias são causadas por diversas substâncias encontradas no ar, como por exemplo: ácaros, mofo, pólen, fumaça, poluição, poeira, entre muitas outras substâncias. Geralmente, essas alergias causam espirros, tosse, coriza, coceira nos olhos e no nariz, falta de ar, dores de cabeça e podem piorar problemas como rinite, bronquite e asma.

Essas alergias são mais comuns em pessoas que possuem predisposição genética e com a diminuição da umidade do ar. Lembre-se que roupas, edredons e cobertores que ficaram guardados há muito tempo, possuem uma concentração maior de ácaros e mofo e podem desencadear crises respiratórias e, portanto, devem ser lavados com mais frequência.

Alergias alimentares

As alergias alimentares podem surgir em qualquer idade e fase da vida. Algumas tendem a desaparecer com o tempo e com tratamento e outras já perduram por mais tempo na vida da pessoa. Alguns dos principais sintomas variam entre inchaço ou coceira nos lábios, diarreia e vômitos. Alguns dos alimentos que podem desencadear alergias são: ovos, leite, amendoim, trigo, frutos do mar e frutas secas. Se for o seu caso, é preciso entrar em contato com um médico especialista e evitar ingerir esses alimentos.

Alergias a medicamentos

As alergias a medicamentos podem variar de efeitos, podendo ser moderados como vômitos e náuseas, até dificuldades respiratórias. Geralmente, os principais sintomas de alergias causadas por medicamentos são coceiras na pele, inchaço na língua, no corpo e urticárias. É preciso consultar um médico, após ingerir o remédio, para ver se a reação é alergia à composição do medicamento ou apenas um efeito colateral.

Alergias de contato: dermatites

Existem pessoas que possuem a pele mais sensível e podem ter reações quando em contato com temperaturas muito baixas e banhos quentes prolongados. A pele de pessoas que possuem esse tipo de alergia tende a ficar mais sensível e irritadiça. Isso pode piorar quando entra em contato com tecidos e certos tipos de substâncias. A recomendação é manter a pele sempre hidratada e procurar um médico para avaliar a situação.

Leia também:

O que é bom para fortalecer o sistema imunológico contra alergias?

O que é bom para fortalecer o sistema imunológico contra alergias

Para fortalecer o sistema imunológico contra alergias e se livrar das crises alérgicas é preciso conhecer e adicionar à sua dieta alguns alimentos que possuem nutrientes oxidantes, pois os nutrientes deste tipo de alimento promovem o fortalecimento e contribuem contra a ação de radicais livres. Confira a lista dos alimentos que você pode ingerir para fortalecer o seu sistema imunológico contra as alergias:

Cebola e pimentões

A cebola é um alimento ótimo e uma fonte rica em quercetina. Esse composto ajuda a combater e reduzir as reações alérgicas. Consumir cebola, pimentões e alho, ajudará pois os alimentos desativam a histamina, a substância que é liberada pelo organismo quando este desenvolve uma reação alérgica.

Aliás, o alho é um ótimo alimento para combater resfriados e gripes também.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, além de serem ótimas por conterem muitas vitaminas, possuem ação antioxidante que ajudam no combate da ação de radicais livres, presentes no nosso organismo. Além disso, a fruta morango possui a vitamina C, que ajuda a manter as crises sob controle.

Brócolis, couve e salsa

A salsa – ou salsinha, popularmente conhecida – possui vitamina C e propriedade antibacteriana. Com a combinação salsinha + brócolis + couve, não haverá chances para a alergia!

Os brócolis e a couve possuem agentes protetores que ajudam o organismo e defende contra os radicais livres.

Laranja, maçã e abacate

A laranja é uma das frutas mais ricas em vitamina C – que, como já mencionamos em outros alimentos – ajuda a combater a ação dos radicais livres. A maçã, por sua vez, possui propriedades anti-inflamatórias e o abacate, rico em cálcio, é um mineral essencial no tratamento natural de alergias.

Além disso, existem algumas bebidas para aumentar a imunidade em casa e são ótimas e rápidas de se fazer!

Em geral, os alimentos ricos em zinco, como carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico) são ótimos para fortalecer o sistema imunológico contra alergias. As frutas, vegetais, iogurtes, gengibre e batata-doce também devem ser adicionados na sua dieta!

Para tratar as alergias em casa é preciso manter hábitos de vida saudáveis, mantendo os ambientes limpos e bem arejados, para evitar entrar em contato com os agentes causadores das alergias.

Qual a relação entre as alergias e a qualidade do sono?

Já conversamos algumas vezes sobre como o sono é responsável pelo fortalecimento do nosso sistema imunológico. Noites mal dormidas nos deixam ainda mais suscetíveis às alergias. Para evitar que isso aconteça, que tal investir em um colchão com tecnologia para preservar a sua saúde?

A Sono Quality possui diversas tecnologias exclusivas e acessíveis que ajudam a sua saúde. Por exemplo, a ozonioterapia, uma da técnica que tem ganhado força cada vez mais nos tempos atuais. Consiste na uma mistura dos gases de ozônio e oxigênio para a diminuição e tratamento de diversas doenças e problemas de saúde.

Para ajudar em seu sono, temos um tratamento terapêutico que vai purificar o ar do seu ambiente de descanso e ajudar na prevenção de mais de 260 doenças.

Este tratamento é realizado com um aparelho tecnológico inserido no colchão, que libera ozônio no ambiente – um gás natural, seguro, livre de efeitos colaterais e com poderoso efeito antimicrobiano.

 

 

 

 

Ficou interessado? Então confira nosso colchão tecnológico com a Ozonioterapia!

Você tem encontrado problemas para dormir? Acorda indisposto? Quer cuidar da sua saúde enquanto você dorme? Fale hoje com a Sono Quality (ligação grátis para todo o Brasil):

0800 608 8138

E se você gostou desse conteúdo, confira também: