Calmantes naturais para dormir devem ser a sua primeira procura ao sentir dificuldades para pegar no sono. Ansiedade, estresse, depressão, insônia… muitas são as razões para as pessoas que não conseguem pegar no sono e mantê-lo durante toda a noite. Infelizmente, esses problemas são mais comuns do que deveriam nos tempos que vivemos atualmente.

Se você tem sofrido para conseguir ter uma boa noite de sono, calma: esse artigo é para você. Existem muitas plantas que possuem o poder de relaxar os músculos e a cabeça e hoje, reunimos os melhores calmantes naturais para dormir melhor e garantir o descanso tão merecido. Ficou curioso? Então continue lendo esse artigo e confira.

Como dormir melhor sem o uso de remédios?

Apesar de termos fácil acesso aos remédios, eles deveriam ser a última opção quando o assunto é conseguir dormir bem. Muitas pessoas acabam recorrendo a eles após poucos dias sem o merecido descanso. Mas, como dormir melhor sem o uso de remédios?

Existem algumas técnicas que você pode utilizar para tentar melhorar o seu sono, como por exemplo:

  • Estabelecer uma rotina com os horários bem determinados para ir dormir e acordar;
  • Dormir as horas necessárias que o seu organismo precisa;
  • Evitar bebidas estimulantes e refeições antes de dormir;
  •  Evitar o consumo de álcool e cigarro;
  • Leia algo relaxante e que o distraia;
  • Alimente-se 2 horas antes de deitar para dormir;
  • Manter o seu quarto escuro, silencioso e em temperatura agradável;
  • Afaste-se dos aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • Tenha o colchão correto para você.

Criar o ambiente favorável, tomar um banho quente antes de se deitar, reduzir a incidência de barulhos e iluminação, alimentar-se bem e exercitar-se (não de noite), são apenas algumas dicas que você pode seguir para conseguir dormir melhor.

Existem também, alguns tormentos psicológicos, como a ansiedade e a insônia, que podem acabar tirando o seu sono. Quem nunca perdeu o sono por estar preocupado com os problemas do dia seguinte?

Para evitar esse tipo de problema, você pode adicionar à sua rotina algumas dicas ao se deitar que vão ajudá-lo com o ciclo do sono e com o combate à ansiedade também. Confira:

Faça meditação!

A meditação é o exercício ideal para focar no momento presente. É treinar a cabeça para focar em apenas o que é realmente importante naquele momento e se você estiver praticando-a na cama, antes de dormir, o sono virá com mais facilidade. Tente meditar por pelo menos 20 minutinhos e você verá a diferença!

Converse com o seu parceiro

Se você divide quarto ou é casado, converse com o seu parceiro e coloque algumas regras para que o sono de ambos tenha uma melhor qualidade.

Foque na sua alimentação

Uma alimentação saudável é essencial para a saúde como um todo. Quando você ingere alimentos processados, com corantes, aromas e conservantes artificiais, pode ter alterações de humor. E mais, uma dieta rica em açúcares também pode afetar o temperamento. Então, se a ansiedade piorar após alguma refeição vale a pena reavaliar seus hábitos alimentares. 

Além disso, você pode tentar fazer alguma bebida caseira para ansiedade!

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Mas afinal, qual o melhor calmante natural para dormir?

Mas afinal qual o melhor calmante natural para dormir

Os calmantes naturais são substâncias que proporcionam relaxamento, alívio de tensões, diminuição do stress e uma sensação de bem-estar. Esses calmantes possuem propriedades capazes de melhorar a rotina de quem sofre de insônia e se este for o seu caso, confira uma lista de calmantes naturais para dormir e que você pode fazer em casa:

Chá de camomila

A camomila – assim como o seu próprio nome sugere- tem propriedades que ajudam a acalmar, diminuindo o estresse e ansiedade, que por muitas vezes, pioram a insônia das pessoas, fazendo-as perder o sono por muito mais tempo. Para usufruir dos benefícios da camomila, você deve tomar um chá antes de dormir.

Erva-cidreira

Se você quer um calmante natural para dormir, a erva-cidreira é uma ótima opção. Ela possui propriedades que acalmam e ajudam na qualidade do seu sono. Para usufruir de todos os benefícios que a erva-cidreira traz à saúde, basta fazer um chá com as suas folhas e tomá-lo alguns minutos antes de dormir.

Alfazema

A alfazema é rica em óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes contra tensões e nervosismos. Faça um chazinho e tome-o antes de dormir.

Lavanda

Você provavelmente já viu a lavanda em algum lugar. Aquela planta de flores violetas, fácil de encontrar e que apresenta inúmeros benefícios. Ajuda a adormecer e também contribui na qualidade do sono. Uma ideia bacana é fazer um travesseiro aromatizado com lavanda ou misturá-la com outras ervas e usá-lo durante a noite.

Melissa

Para quem sofre de ansiedade e perturbações do sono, o chá de melissa é excelente para diminuir esses problemas. A melissa possui propriedades medicinais que atuam diretamente no sistema nervoso, colaborando assim, com a diminuição do estresse e no tratamento da insônia e depressão.

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Chá da folha de maracujá

O maracujá em si é um calmante natural ótimo, mas você sabia que o chá feito com a folha de maracujá possui propriedades incríveis para o seu sono? É altamente indicado para o tratamento da insônia, pois provoca relaxamento e combate o nervosismo.

Caso os seus problemas para dormir persistam, é necessário procurar um médico especialista para ajudá-lo e não deixar que o problema fique ainda maior. Ah e lembre-se: de não consumir os calmantes naturais de forma excessiva.

 

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