Existem diversos motivos para se ter dores nas costas e se você já sentiu esse incômodo, sabe que muitas vezes o desconforto é tão insuportável que é preciso se consultar com um médico e fazer alguns tratamentos para que essa dor pare, não é mesmo? Em algum momento da vida, você estará de cara com esse desconforto e neste artigo, vamos dar algumas dicas de como você pode evitar este problema.

Além do incômodo inicial, essa dor nas costas do lado esquerdo pode se agravar e se associar a quadros mais clínicos. É muito importante descobrir os motivos das dores nas costas e sua origem, para saber qual o tipo de tratamento é necessário para tratá-lo. Ficou curioso? Então continue lendo esse artigo e descubra os principais motivos para se ter dores nas costas e como você pode evitá-los!

Quais as principais causas de dores nas costas?

Como mencionamos, existem diversos fatores que podem ocasionar as dores nas costas. Entre as principais causas, problemas de coluna, sedentarismo, obesidade, falta de força e flexibilidade nos músculos, má postura e até o envelhecimento e para diferenciar qual a causa da sua dor, é preciso observar a dor e a região que está afetada.

Geralmente, os problemas com dor nas costas ao acordar são de origem muscular e podem surgir devido ao cansaço, levantamento de peso e a má postura, como já pontuamos. Além disso, as dores são mais comuns na cervical, região lombar e pescoço. E se essas dores costumam vir acompanhadas de vômitos e febre, é necessário consultar-se com um especialista imediatamente.

Com apenas algumas medidas simples adicionadas ao seu dia a dia, será suficiente para aliviar os quadros mais simples de dores nas costas. Confira detalhadamente, os principais motivos para se ter dores nas costas e como você pode tentar resolver este problema.

Sedentarismo

Ficar muito tempo sentado em frente ao computador pode ser um dos principais motivos para se ter dores nas costas. Quando permanecemos por muito tempo parados na mesma posição, os músculos que são responsáveis pela sustentação da coluna podem se atrofiar. Isso pode tornar o peso da cabeça e tórax ainda mais pesados para que a sustentação seja feita.

Praticar alguns exercícios físicos regularmente podem te ajudar a fortalecer a lombar e acaba se tornando a solução recomendada. Não é preciso passar horas praticando exercícios, muito pelo contrário: alguns minutinhos serão mais que necessário para que a dor vá embora.

Excesso de exercícios físicos

Como mencionamos acima, não é necessário ficar horas e horas praticando exercícios físicos, pois assim como não se exercitar, exagerar na hora da prática de exercícios é um dos motivos para se ter dores nas costas. Isso porque essas atividades podem causar lesões responsáveis por causar o desconforto nas costas.

E esse problema, neste caso, pode ser agravado caso você continue realizando os exercícios, podendo gerar danos irreversíveis à sua coluna. Para evitar que isso ocorra, o ideal é consultar-se com um médico especialista.

Má postura

Se estamos falando de motivos para se ter dores nas costas, a má postura está sempre envolvida, não é mesmo? Isso porque este é o principal motivo para a maioria das pessoas. Ficar com a postura inadequada durante todo o dia, olhar muito para baixo ao mexer no computador e forçar demais o pescoço na direção do chão, acaba sobrecarregando demais a coluna vertebral. É preciso corrigir a postura em casa!

Se você não se posiciona corretamente ao se sentar para trabalhar, ao se deitar, cedo ou tarde a sua coluna será bastante afetada por este hábito ruim. Em casos mais agravados, isso pode acabar se tornando em dores no nervo ciático e até causar crises de lombalgia.

Atividades como pilates e RPG podem ajudar a recuperar a boa postura.

Colchão

Um dos fatores que pode causar dores nas costas pode estar mais perto do que você imagina. Isso mesmo, o seu colchão pode ser o causador da sua dor nas costas. Os colchões que estão muito velhos ou são feitos com materiais de baixa qualidade podem causar dores nas costas.

O seu colchão deve ser responsável por garantir uma boa sustentação ao seu corpo, além de mantê-lo confortável para descansar e manter em dia o seu ciclo de sono. Assim que o seu colchão passar da validade, não pense duas vezes em trocá-lo.

Lembre-se que as dores nas costas podem ser preocupantes: ao sentir dificuldade para respirar, travamento completo dos movimentos ou uma sensação de ferroada nos membros (braços e pernas), deve-se buscar uma ajuda especializada imediatamente.

Leia também:

Quais os tipos de dores nas costas e como aliviar?

As dores nas costas se dividem, basicamente, entre agudas e crônicas. Geralmente, as dores agudas são aquelas que se caracterizam por sumirem com o passar do tempo, sejam horas ou dias. Você também pode usar compressas quentes, medicações analgésicas que foram prescritas por médicos ou repouso.

Elas podem aparecer devido alguma queda, ao carregar muito peso ou má postura, por exemplo.

Já as dores crônicas são aquelas que aparecem e ficam por mais de três meses e parecem não ter uma razão aparente e podem aumentar com o passar do tempo. Esse tipo de dor só pode ser tratado com fisioterapias, atividades físicas específicas e, se necessário, alguma medicação – também indicada por médicos especialistas.

Confira algumas práticas que você pode adotar ao seu dia a dia para aliviar os motivos para se ter dores nas costas:

Quais os tipos de dores nas costas e como aliviar

  • Procure manter o seu peso sob controle;
  • Evite ficar muito tempo na mesma posição, levante-se e alongue-se sempre que possível;
  • Evite o tabaco;
  • Tome cuidado ao levantar peso;
  • Opte por um colchão terapêutico que acomode bem o seu corpo.

Como um bom colchão pode aliviar dores nas costas?

A musculatura da coluna deve estar com suas energias renovadas ao levantarmos pela manhã. É ela a principal responsável pela nossa postura, pela nossa flexibilidade e evita a compressão dos nervos da coluna, causadores da dor.

Também é importante que uma estrutura anatômica chamada de disco intervertebral (que serve como amortecedor entre as vértebras da coluna) esteja bem hidratado. Um bom colchão deve ser capaz de manter o ideal alinhamento da coluna durante o sono, evitando stress e tensões sobre as estruturas da coluna prevenindo da dor e desconforto.

Mas qual é o melhor colchão para a coluna? Se você quer dar adeus de vez a todos esses problemas, que tal investir em um colchão com tecnologia exclusiva?

Nós, da Sono Quality, possuímos as mais diversas tecnologias, com total exclusividade na América Latina, para dar a você o descanso que merece.

 

Você tem encontrado problemas para dormir? Acorda indisposto? Sente muitas dores nas costas? Quer cuidar da sua saúde enquanto você dorme? Fale hoje com a Sono Quality (ligação grátis para todo o Brasil):

0800 608 8138

 

Gostou desse conteúdo? Então confira: