Acordar cansado é um problema de muita gente, e se você faz parte desse grupo que já começa o dia se arrastando e que mesmo dormindo muito ainda acorda parecendo que não dormiu nada, então esse conteúdo é para você.

Vamos explicar algumas razões porque isso acontece e dar algumas dicas para evitar o problema. É claro que se mesmo com a nossa ajuda o problema continuar, então é melhor procurar um médico especialista para ajudar você a dormir melhor e não acordar cansado.

Por que você acorda mais cansado do que quando foi dormir?

Acordar cansado é um sinal do seu corpo de que o seu sono não foi reparador como deveria. Isso pode acontecer mesmo com pessoas que dormiram a noite toda, as tão recomendadas 7 a 8 horas de sono por dia.

Mas acordar cansado pode ter várias causas e hábitos que você é capaz de mudar e descobrir se melhoraram o seu sono ou não. Para isso, nós reunimos algumas dicas para ter mais energia e dormir melhor:

O que fazer para não acordar cansado e dicas para ter mais energia?

Se você mudar alguns hábitos conforme os listados abaixo, isso vai ajudar você a acordar mais disposto e a ter mais energia para enfrentar o seu dia a dia e aproveitar mais cada momento.

Lembre-se que uma rotina mais saudável não se reflete só na qualidade do seu sono, mas também em todo o seu corpo e mente. Por isso, é importante que você siga nossas dicas para ter mais energia e mantenha esses novos hábitos, mesmo se parar de acordar cansado.

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#1 Fique de olho na alimentação e na água

Uma dieta desequilibrada pode influenciar e muito na qualidade do sono. A falta de nutrientes e de água pode prejudicar diversas funções do seu corpo, inclusive o sono. Além disso, nada de comer muito antes de dormir.

#2 Cuidado com o que você bebe

Nada de ingerir bebidas alcoólicas ou com cafeína à noite, porque elas alteram o seu ciclo do sono e até te deixam mais desperto, como é o caso do café e alguns refrigerantes. Se sentir sede, prefira um leite quente, um chá ou até água, mas sem exagerar!

#3 Tenha um ambiente agradável

Deixe a temperatura do seu quarto sempre agradável para você e também não deixe nenhuma fonte de luz, já que isso também pode atrapalhar seu sono. Leia também: Dormir com ar condicionado faz mal à saúde?

#4 Nada de telas antes de dormir

Evite usar o computador ou o celular pouco antes de dormir. A luminosidade que as telas emitem também podem desregular o seu sono. Que tal ler um livro?

#5 Cuide da mente

Estresse e preocupações deixam a nossa mente girando no mesmo lugar, não é? Então, tente evitar pensar em coisas que te preocupam para não acordar cansado. Se não conseguir limpar a mente, você pode procurar meditar para ajudar nisso, e existem aplicativos e canais na internet que ensinam como fazer.

#6 Às vezes é melhor dormir só

Se você divide a sua cama com alguém, isso também pode influenciar no seu sono. Se a pessoa se mexe muito à noite ou ronca, a fase mais profunda do seu sono pode estar sendo atrapalhada e, por isso, você acorda cansado.

#7 Tome um pouco de sol

O sol ajuda nosso corpo a liberar vitamina D, que diminui a sensação de fadiga. Então, ao acordar tome um pouquinho de sol para ajudar a despertar e diminuir a sensação de cansaço. Lembrando que é pela manhã e antes das 10h!

#8 Tenha horários

Uma rotina é essencial para ajudar você a dormir melhor e acordar menos cansado, porque a falta de horários acaba confundindo o seu corpo e prejudicando o seu sono. Leia também: Dores no corpo ao acordar.

#9 Faça exercícios!

Sedentarismo não prejudica só o sono, mas o seu corpo como um todo. Por isso, se movimente! Faça atividades físicas, mas não antes de dormir porque elas aceleram o metabolismo.

#10 Tenha um bom colchão

Um bom colchão influencia, e muito, na hora de dormir bem. Um colchão ruim pode deixar você desconfortável e prejudicar seu sono.

Se as nossas dicas para ter mais energia e alterar seus hábitos não resolverem em nada, então chegou a hora de procurar ajuda médica, porque você pode ter algum distúrbio do sono, como a apneia do sono

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Os sonhos influenciam no descanso?

Os sonhos influenciam no descanso

Algumas vezes sonhos influenciam sim no descanso, principalmente quando temos um pesadelo e podemos acordar assustados e com uma sensação ruim. Os sonhos são uma forma do cérebro se livrar de algumas informações, mas também pode ser um espaço onde traumas podem reaparecer, como um assalto vivenciado ou a morte de um ente querido.

Quando isso acontece é normal que o nosso sono seja interrompido e, por isso, podemos acordar cansados no dia seguinte. Os pesadelos são, geralmente passageiros, mas quando duram por muito tempo podem indicar algum tipo de transtorno, como a ansiedade, que atrapalha e interfere no seu sono.

Então, siga nossas dicas para ter mais energia e não acordar cansado. Se você continuar com os sintomas, é melhor procurar a ajuda de um especialista.

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