Você já sentiu dores no corpo ao acordar? Sabemos como é inconveniente e desconfortável quando acordamos mais cansados e sentindo dores do que quando fomos nos deitar. E acredite, você não está sozinho nessa: reclamações sobre sentir dores no corpo e dor nas costas ao acordar é uma das principais queixas de muitas pessoas.

As nossas noites de sono são o período que temos para repousar o corpo, descansar e recuperar as energias para o dia seguinte, logo, esperamos ter esse merecido descanso e acordar com energia no próximo dia. Quando você acorda e sente dores no corpo e dor nas costas do lado esquerdo, isso pode indicar má postura durante o sono. Passamos, pelo menos, 8 horas na mesma posição quando dormimos e por isso, é preciso dar uma atenção especial para essas dores que aparecem.

Quer saber mais sobre as dores no corpo ao acordar e os fatores que podem estar afetando a sua noite de sono? Então continue lendo esse artigo e confira!

É normal sentir dor no corpo todos os dias?

É preciso entender que ao sentirmos dores, isso significa que o nosso organismo está em defesa. A dor é um mecanismo de defesa do nosso organismo, ela avisa quando algo não está como deveria no corpo. É claro que, algumas dores são apenas reflexo de algo que fizemos de maneira incorreta, por exemplo: distensões musculares que passam rapidamente e com o tempo.

Algumas outras dores denunciam infecções e inflamações e servem como um guia para os médicos especialistas conseguirem diagnosticar de fato o que está acontecendo. É importante também, atentar-se aos sintomas que estão acompanhando essas dores.

As causas mais comuns de dores no corpo, são:

  • Falta de sono
  • Má alimentação
  • Desidratação
  • Sedentarismo
  • Obesidade

Sentir as dores no corpo todos os dias denota algum problema de saúde que precisa ser investigado por um médico. Uma das doenças que pode causar as dores no corpo é a fibromialgia, onde as dores persistem por longos períodos, com alta sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e em outros tecidos do corpo. Caso você tenha sentido os sintomas, lembre-se de se consultar com um médico o mais rápido possível. Leia também: principais pontos de dor da fibromialgia.

O que podem ser as dores no corpo ao acordar?

O que podem ser as dores no corpo ao acordar

A qualidade do sono é extremamente importante para todos, mas principalmente para quem dispõe de pouco tempo para descansar. É preciso ter muita disposição e energia para conseguir lidar com as tarefas e cotidiano e se você acorda com dores, sabemos que isso é um fator que pode tornar o seu dia mais difícil.

Leia também:

São diversos os fatores que podem complicar a sua merecida noite de sono e fazê-los acordar com dores, entre eles os problemas de saúde e até estresse psicológico. Confira alguns dos principais fatores que causam as dores no corpo pela manhã:

Má postura

Ao contrário do que muitos pensam, o problema de má postura nos atinge até na hora de dormir. Esse problema pode ocasionar o pressionamento dos nervos, acaba não sustentando a coluna da maneira correta e ainda pode sobrecarregar as articulações do corpo. É assim que as dores musculares aparecem e o descanso completo se torna quase impossível.

A melhor posição para dormir é de lado, isso porque ela promove o melhor alinhamento da coluna e da cervical. Também é necessário atentar-se à altura do seu travesseiro, que deve ser o bastante para preencher o espaço entre o seu rosto e o colchão.

Má alimentação

A falta dos nutrientes necessários no nosso organismo pode levar a fadiga e o cansaço. Uma dieta restritiva, sem todos os grupos alimentares incluídos, também pode levar a esses problemas. É preciso consultar-se com um médico especialista e aderir a uma dieta que não traga problemas.

As atividades físicas

É muito comum sentirmos dores após realizar atividades físicas em casa e normalmente essas dores acabam sumindo sozinhas, após algumas horas desde o acontecido. Você pode alternar os dias que vai realizar a atividade física, assim, o seu corpo e organismos começam a tolerar melhor a atividade física e as dores tendem a diminuir.

Causas emocionais

Aqui está algo que você provavelmente não sabia: as emoções possuem sim o poder de influenciar e causar algumas dores no nosso corpo. A ansiedade e o estresse, algumas das doenças mais comuns hoje em dia, também podem causar um certo desconforto no corpo ao acordar.

A mente e o corpo estão diretamente ligados. Então, se você costuma reprimir alguns sentimentos negativos, eles vão se manifestar de outras formas pelo seu organismo. Assim, surgem as dores nos mais variados locais do corpo, como por exemplo, na cabeça, coluna, pescoço, pernas, pés e nos ombros.

Em alguns casos, o tratamento se dá com atividades físicas, práticas de yoga, meditação e até mesmo terapias. Leia também: 8 dicas para manter a saúde mental em dia.

Colchão incorreto

Já falamos algumas vezes sobre como o colchão pode influenciar a qualidade do nosso sono. E acredito, ele também pode ser o responsável por causar as suas dores no corpo ao acordar. Se o seu colchão for de má qualidade ou incorreto para o seu biótipo, ele pode causar diversas dores pelo corpo. Lembre-se que o seu colchão deve ser escolhido de acordo com o seu peso e a sua altura, assim, ele não causará nenhuma deformidade em sua estrutura e dará o conforto que você espera.

Qual o colchão ideal para não sentir as dores no corpo ao acordar?

O sono adequado aumenta a resistência do nosso sistema imunológico além de deixar o organismo menos sensível à dor. Também é o sono que revigora as energias do corpo. Portanto, um bom sono é fundamental para uma vida sem dores.

Então, como saber qual é o melhor colchão para a coluna? Um bom colchão deve manter o alinhamento ideal da coluna vertebral evitando assim tensões sobre as estruturas da coluna. Dessa forma não haverá dor ou desconforto e, consequentemente, as movimentações na cama diminuem. Sem movimentações não teremos os micros despertares, garantindo assim um sono contínuo e restaurador. Nosso organismo ficará mais resistente e sem dores.

E se você está interessado em ter noites de sono reparadoras para acordar sem dores no dia seguinte, que tal investir em um colchão com tecnologia exclusiva da Sono Quality?

Para ter a noite de descanso que você merece, conte conosco!

Você tem encontrado problemas para dormir? Acorda indisposto? Quer cuidar da sua saúde enquanto você dorme? Fale hoje com a Sono Quality (ligação grátis para todo o Brasil):

0800 608 8138

 

E se você gostou desse conteúdo, confira também: