Você sabe como identificar ácaros no colchão? Por mais estranho que pareça, os ácaros estão mais presentes em nossas vidas do que pensamos. Eles gostam de ambientes secos ou úmidos e para eliminar a sua presença, é preciso aspirar o ambiente e tirar o pó dos móveis. Eles estão muito presentes na poeira ou em ambientes com bolor. Ou seja, com certeza a sua casa pode ter um cantinho com a presença de ácaros.

A cama é um dos itens que mais usamos em casa. Passamos cerca de oito horas diárias descansando das tarefas do dia a dia. Nosso corpo libera células mortas, deixamos cabelos, transpiramos e o colchão, de repente, se torna o ambiente perfeito para a proliferação de germes e bactérias. Se você quer saber como identificar e evitar os ácaros do seu colchão, continue lendo esse artigo e confira!

O que causa os ácaros no colchão?

Mesmo que a sua casa esteja limpa e você mantenha uma rotina higiênica, o seu colchão poderá ter ácaros, sabia? E os colchões carregados de ácaros e poeiras estão relacionados ao surgimento de doenças na pele, como por exemplo, a dermatite atópica. Os cuidados vão muito além do colchão, é preciso também, dar uma atenção especial aos lençóis de cama e fronhas. Leia também: Como limpar lençóis?

Quando não há uma rotina higiênica pesada dedicada ao colchão, a qualidade do seu sono será afetada trazendo vários problemas de saúde. Os ácaros costumam se alojar em locais mais escuros, quentes e úmidos. Mas, não se preocupe: neste artigo daremos algumas dicas de como você pode se livrar desses ácaros que estão em todos os lugares.

No nosso colchão, estima-se que existam milhares de ácaros se alimentando de nossos resíduos corporais e se reproduzindo em uma velocidade imensurável. Se o rompimento dessas reproduções não acontecer, o colchão pode até mesmos mudar de peso conforme o passar dos anos de uso. Confira alguns sintomas que você pode confundir com qualquer outro tipo de problema, mas que são bem comuns quando há presença de ácaros no colchão:

  • Coceira no nariz e na região dos olhos;
  • Coceira na pele;
  • Nariz entupido ou escorrendo;
  • Tosse, espirros e pigarro;
  • Problemas para dormir.

Esses ácaros são os principais causadores de alergias como a rinite, asma e até a conjuntivite. É preciso ter bastante atenção, pois em alguns casos, essas alergias entram em um quadro mais grave e podem até mesmo desencadear uma pneumonia.

Leia também:

Livre-se dos ácaros de uma vez por todas!

A melhor forma de combater os ácaros é a prevenção. Existem algumas mudanças bem simples nos hábitos da sua casa que podem te ajudar a prevenir a proliferação desses microrganismos. Leia também: Como prevenir doenças causadas por bactérias? Confira:

Mantenha as suas janelas abertas para maior circulação do ar

Mantenha as suas janelas abertas para maior circulação do ar

Esse é um hábito e uma dica de ouro que vai te ajudar a evitar a proliferação dos ácaros no seu quarto e, principalmente, no seu colchão. Coloque o colchão e os seus travesseiros para tomar um ar do lado de fora da casa. Isso ajudará a mantê-los arejados, fresquinhos e livre de qualquer umidade do quarto.

Reserve um espaço no seu quintal para deixar o colchão tomando sol e não esqueça de pendurar os tapetes e travesseiros no varal. Fazendo isso de forma rotineira vai ajudá-lo a manter os ácaros longe, e como consequência, evitará as crises de alergia e doenças respiratórias.

Capa para colchões e travesseiros

Uma das formas de proteger o seu colchão e travesseiro da proliferação dos ácaros é usando capas protetoras. Porém, tome cuidado: essas capas também devem ser limpas, higienizadas e serem lavadas e trocadas com frequência. Sempre procure ter uma capa de travesseiro extra para quando você estiver lavando uma, manter a outra no seu quarto.

Leita também:

Benefícios da ozonioterapia para colchões e alergias

Tratamento de ozonioterapia Conheça as diferentes formas de utilizá-la.

A ozonioterapia é uma opção muito boa e viável para evitar os problemas com ácaros. Ela promove uma maior oxigenação ao sangue e ajuda quem sofre com problemas respiratórios. Isso acontece devido ao aumento da quantidade de oxigênio liberado para os nossos tecidos, aumentando também, a resistência das vias aéreas e a frequência respiratória.

A Sono Quality em constante evolução, apresenta a 13ª Tecnologia: OZONIOTERAPIA. A maior inovação já realizada no segmento de colchões. Agora o colchão possui um aparelho de última geração que transforma o oxigênio em ozônio, um poderoso anti-inflamatório e antibiótico natural, sem contraindicações. 

Essa tecnologia potencializa o oxigênio do ambiente transformando em ozônio. É o ar puro trazendo benefícios para sua saúde, sem o auxílio de qualquer aditivo químico.

Quer adquirir o seu colchão com ozonioterapia? Quer cuidar da sua saúde enquanto você dorme? Fale hoje com a Sono Quality (ligação grátis para todo o Brasil):

0800 608 8138

E se você gostou desse conteúdo, confira também: