Os benefícios de dormir 8 horas por dia vão muito além de uma pele bonita e acordar sem cansaço no outro dia. Ter uma boa noite de sono é um dos fatores primordiais para manter a sua saúde em dia e melhorar a qualidade de vida que você vai levar. Além disso, manter uma rotina saudável de sono ajuda a manter o equilíbrio bioquímico do organismo, principalmente na liberação e produção de hormônios.

Por muitas vezes, achamos que precisamos de medicação para tratar algumas doenças que estão – acredite! – diretamente ligadas à nossa qualidade e à noite de sono. Dormir, para algumas doenças, é o melhor remédio que se pode ter. Quer saber mais sobre os benefícios de dormir 6 horas por dia e ter uma noite reparadora? Continue lendo esse artigo e confira!

Qual a importância de dormir 8 horas por noite?

Mas, qual a importância de dormir 8 horas por noite? Se você se perguntou isso em algum momento, viemos explicar porque essas horas são fundamentais para que a sua qualidade de vida continue boa. É durante essas horas que o organismo consegue repor as energias e regular o nosso metabolismo. Esses dois fatores são indispensáveis para manter o corpo e a nossa mente saudável. 

Alguns especialistas indicam que o ideal é que, em média, as pessoas devam dormir pelo menos 8 horas por dia, sem quaisquer interrupções. Claro que, este número de horas pode variar de acordo com a idade e as necessidades de cada pessoa e desenvolvimento do corpo. Os bebês, por exemplo, precisam de pelo menos 12 horas de descanso durante o dia.

Claro que dormir bem não se resume apenas a quantidade de horas que você conseguiu dormir por dia. Dormir 8 horas e ter horas mal dormidas não vai ajudá-lo a acordar disposto no outro dia para conseguir lidar com as tarefas do cotidiano, não é mesmo? Ter horários regulares e criar bons hábitos noturnos também ajudam e são estratégias benéficas para garantir um descanso reparador.

A quantidade de horas que você dorme podem favorecer as fases do sono. Confira quais são:

Primeira Fase

É nessa fase que começamos a adormecer. Neste momento, o nosso cérebro está trabalhando de forma irregular, o nosso corpo começa a relaxar e nossa respiração fica mais lenta conforme o descanso vem chegando.

Segunda Fase

É na segunda fase que o nosso sono mais leve se inicia de fato. A temperatura do corpo e os batimentos cardíacos diminuem.

Terceira Fase

Aqui, entramos em sono profundo. Nossas ondas cerebrais diminuem o seu ritmo e entramos em estado de sono profundo.

Quarta Fase

Talvez a fase mais importante: é aqui que o nosso organismo começa a trabalhar na produção e liberação de hormônios essenciais para nós. Aqui também ocorre a recuperação de nossos tecidos e reposição da energia gasta.

Quinta fase

Nessa fase já começamos a sonhar. Nosso cérebro entende que é hora de acelerar o seu funcionamento e manter as informações importantes que recebemos no dia.

Leia também:

6 Benefícios de dormir 8 horas por dia!

Caso você ainda não esteja convencido que existem benefícios de dormir 8 horas por dia, nós fizemos uma lista com 6 razões para você priorizar a saúde do seu sono e sua qualidade de vida. Confira abaixo:

Ajuda no combate a obesidade!

É durante o nosso sono que o corpo produz o hormônio leptina, responsável pela nossa sensação de estarmos satisfeitos. Quem acaba dormindo menos, produz também menor quantidade desse hormônio. O resultado disso é que quando estamos acordados, acabamos sentindo mais necessidade de comer ao longo do dia.

Além disso, pessoas que sofrem de insônia e outros problemas que reduzem o nosso sono, produzem menos grelina – um outro hormônio que está ligado com a nossa sensação de fome e redução do gasto de energia.

Ajuda a prevenir doenças do coração

Acredite: uma noite mal dormida ou sem descanso está ligada diretamente ao aumento de hormônios ou a falta deles. O cortisol, por exemplo, é um hormônio responsável pelo estresse no organismo.

O aumento faz com que o seu coração tenha que trabalhar mais para bombear maior quantidade de sangue e, desta forma, você fica muito mais agitado e estressado. Isso pode ocasionar pressão alta e ataque cardíaco.

Melhora o seu humor!

6 Benefícios de dormir 8 horas por dia

Quem sofre com a insônia sabe como é péssimo acordar no dia seguinte pois ficar sem dormir, traz mal humor. Dormir bem diminui o estresse e a ansiedade no corpo nos tornando mais preparados e bem-humorados para enfrentar o dia. Afinal, quando conseguimos ter o descanso, também estamos repondo energias que gastamos no dia anterior.

Se você acostumar o seu corpo com uma rotina de dormir e fazer disso sempre um hábito, o cérebro entenderá que é hora de relaxar e descansar.

Reduz as chances de depressão!

Como mencionamos anteriormente, a falta do descanso que o corpo precisa aumenta o cortisol e consequentemente, poderá iniciar um quadro de ansiedade ou depressão.

Dormir entre 6 e 8 horas por dia vai ajudar na regeneração celular de todo o organismo, na produção equilibrada dos hormônios e auxiliar a manter tanto corpo, quanto mente bem equilibrados.

Dormir bem fortalece a sua memória

Pessoas que têm hábitos de dormir bem e durante 8 horas por dia também são beneficiadas na memória. Elas possuem alta capacidade de absorverem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir.

Durante o sono, podemos dizer que o cérebro faz uma varredura com todas as informações acumuladas que recebemos no dia a dia. E com essa varredura, nosso cérebro seleciona o que é importante e guarda tudo que é primordial.

Aprimorar nosso desempenho físico!

A importância do sono para a saúde e a imunidade.

Quando garantimos boas noites de descanso, o nosso corpo se responsabiliza pela produção do hormônio do crescimento também!

Essa substância tem como principal função, ajudar a manter nossa musculatura e evitar o acúmulo de gorduras, além de melhorar gradualmente nosso desempenho físico e combater problemas ósseos como a osteoporose.

A importância do sono para a saúde e a imunidade

Se você não sabia disso, faça uma breve anotação: o sono tem um papel fundamental para a sua saúde e sua imunidade. Manter o sistema imunológico bem e em dia não é algo fácil visto que estamos constantemente sendo atacados por microrganismos que são prejudiciais para a nossa saúde.

É muito trabalho e muita energia gasta para que as células que compõem a nossa defesa estejam sempre a postos. O momento ideal para realizar todos os ajustes nesse sistema é exatamente a hora de dormir. Durante o sono, o organismo consegue regenerar as células de defesa e fortalece o nosso sistema imunológico. Por isso, não dormir a quantidade de horas necessárias ou não ter um sono de qualidade afeta tanto a saúde do corpo, quanto a da mente!

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