Se você já chegou do trabalho muito cansado e se questionou como descansar as pernas rapidamente, esse texto é para você. Além de cansar a cabeça, um dia estressante pode também trazer um cansaço excessivo para o nosso corpo e principalmente, para as pernas. Ficar em pé durante muito tempo ou usar sapatos muito apertados podem ser alguns dos fatores que agravam as dores.

Por vivermos em uma sociedade que está constantemente em movimento, estamos sempre com a sensação de cansaço. Mas lembre-se: não é só o cansaço que faz as pernas ou os pés doerem. Algumas doenças estão relacionadas às dores nas pernas. Se você quer saber um pouco mais como descansar as pernas rapidamente, continue lendo esse artigo e siga nossas dicas.

O que causa dor nas pernas?

Mencionamos anteriormente que não só o cansaço pode causar as dores nas pernas. Algumas doenças podem ser os fatores para que esse cansaço seja sentido no corpo. Problemas de circulação, varizes, dor ciática, fibromialgia e doenças que afetam o sistema nervoso são alguns dos causadores das dores nas pernas. Além disso, a intolerância ao glúten, uso de salto alto por muito tempo, lúpus, gota e até o uso do anticoncepcional podem ser os agravantes dessas dores.

Um dos maiores causadores são os problemas circulatórios. Isso acontece, pois, o sangue apresenta dificuldade em chegar ao coração e fica preso nas pernas e panturrilhas. Os sintomas se apresentam como:

  • Sensação de peso nas pernas;
  • Cansaço quando se está de pé;
  • Inchaço nas extremidades inferiores;
  • Câimbras;
  • Coceiras e dormência.

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Dicas de como descansar as pernas rapidamente

Se identifica esses sintomas que citamos e quer saber como descansar as pernas rapidamente, confira algumas dicas e hábitos que você pode aderir à sua rotina para ajudar com esse problema:

Movimente as suas pernas!

Dicas de como descansar as pernas rapidamente

Se você trabalha o dia todo sentado ou em pé, essa dica é essencial para evitar o cansaço nas pernas: movimente-se! É preciso você movimentar as suas pernas a cada 2 horas, pelo menos. Você também pode aderir exercícios para a panturrilha, como subir e descer nas pontas dos pés ou caminhar durante 1 minuto.

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas

A maior dica de todas: evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas. As bebidas alcoólicas favorecem a retenção de líquidos, a vasodilatação e consequentemente, o inchaço. E o cigarro, grande vilão, também altera a saúde das nossas veias e artérias. Beber água e manter-se hidratado é a melhor maneira de evitar a retenção dos líquidos.

Use os sapatos adequados

Preste muita atenção em seus sapatos. Você acha que eles são confortáveis e feitos para o seu dia a dia? Se a sua resposta for não, talvez você deva começar mudando os tipos de sapatos que você usa na sua rotina. Lembre-se de não utilizar saltos durante muito tempo e optar por sapatos que não tenham o solado tão reto. Ah, também é importante que o seu sapato seja confortável e caiba bem no seu pé, sem deixar espaço sobrando e sem ficar muito apertado.

Controle o peso e pratique exercícios físicos!

Pode ser que aqueles quilinhos a mais dificultem a circulação correta do sangue e causem a sensação de cansaço excessivo nas pernas. Por isso, é importante manter o seu peso equilibrado e ter uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos.

E como falar de saúde sem mencionar os exercícios físicos não é mesmo? Os exercícios físicos ajudam na circulação, fortalecem os seus músculos e proporcionam a sensação de bem-estar. Os mais recomendados para quem sente muita dor nas pernas são as caminhadas, subir e descer escadas, pedalar e atividades aquáticas também.

Faça alongamentos durante o dia

Essa é uma dica de ouro e não é a primeira vez que mencionamos ela: faça e pratique os alongamentos durante o dia. Essa prática vai ajudá-lo a sempre manter os músculos alongados caso você precise ficar muito tempo parado na mesma posição.

Levante suas pernas

Essa é uma dica boa tanto para descansar as pernas rapidamente, quanto se você estiver com inchaço nessa região. Uma das técnicas mais simples de relaxamento é levantar as pernas ou erguê-las. Ajudará na circulação para que ela fique mais fluida. Deite-se e estique as pernas, usando um suporte para erguê-las, pode ser um cobertor ou travesseiro.

Como um bom colchão pode colaborar?

Como um bom colchão pode colaborar

Um bom colchão pode proporcionar uma ótima noite de sono e ser reparador em diversos sentidos. Melhora o seu condicionamento físico e a disposição para realizar exercícios físicos também aumentará, desta forma, a pessoa se mantém ativa e contribui para diversos fatores como, o controle de peso que é um dos causadores das dores na perna.

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