Dormir bem ajuda no processo de aprendizagem

O fim do ano é sempre um período importante para os estudantes. Nessa época, acontecem as provas que definem o futuro dos alunos. Mas, para atingir bons resultados, além de estudar, é importante manter o sono em dia.

Dormir faz parte do processo de aprendizagem e, no Dia Internacional do Estudante, trouxemos aqui alguns motivos para comprovar essa teoria.

Uma boa noite de sono ajuda a fixar conteúdos

Absorver todo o conteúdo exposto pelos professores é o desejo de qualquer estudante. Mas perder o sono estudando não é a melhor estratégia. É durante o sono que nossas memórias são consolidadas, segundo o estudo do pesquisador Julien Braga Calais. Após testes com ratos de laboratórios, ele constatou que, na fase REM do sono, são ativados genes que potencializam a atividade celular e acionam proteínas que permitem a memorização da informação por um longo período.

Por isso, é tão importante que os estudantes que pretendem se sair bem em provas e concursos, descansem para fixar aquilo que estudaram durante o dia.

Dormir melhora a memória

Memorizar todas as matérias, histórias de livros obrigatórios e fórmulas matemáticas é o grande objetivo de muitos estudantes, mas para isso, dormir bem é fundamental.

De acordo com a pediatra Ana Escobar, enquanto dormimos, acontece uma restauração do sistema nervoso central, onde os neurônios conseguem trocar informações entre eles corretamente. Assim, o cérebro armazena mais informações.

Além de dormir bem, a memória pode ser estimulada por exercícios que ajudam a melhorá-la. Confira 5 exercícios para fortalecer a memória.

Dormir repõe energias e aumenta a concentração para os estudos

Estar disposto e atento para focar na matéria da escola, principalmente no contexto atual em que muitos estudantes estão assistindo aulas online, é fundamental para que nenhum conteúdo escape na hora de estudar para as provas.

Manter uma rotina saudável de sono tem sido um desafio durante a pandemia, mas existem algumas técnicas que podem ajudar a regular e manter o sono em dia na quarentena.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Sono, é dormindo que o organismo recupera as energias que perdemos enquanto estamos acordados. Quem dorme bem, acorda mais disposto e consegue se concentrar mais facilmente durante as aulas.

Quem dorme bem tem mais atenção

Não desviar a atenção na hora de estudar pode ser desafiador quando se tem sono.
Noites mal dormidas prejudicam aprendizagem e podem alterar o humor, a memória, os registros sensoriais, o raciocínio e todos os aspectos cognitivos. É o que afirma a pesquisa sobre sono e aprendizagem, realizada por Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle, Eduardo L. Ribeiro do Valle e Rubens Reimão.

A aprendizagem é uma atividade cognitiva, e por isso necessita da atenção do indivíduo. Dormindo bem, a atenção aumenta e fica mais fácil aprender.

Ter uma boa noite de sono é importante em todas as idades. Mais ainda para os estudantes que querem conquistar seus objetivos. Um colchão confortável, com tecnologias que ajudam a dormir melhor, como um legítimo Sono Quality, pode fazer toda diferença para o sono e o aprendizado dos jovens.

Quer ter um Sono Quality, o único colchão terapêutico com 13 tecnologias que ajudam a melhorar as noites de sono da família inteira? Então, ligue agora para nossos terapeutas do sono.
0800 608 0848

Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre qualidade do sono, saúde e bem-estar.