Como o sono afeta sua memória

sono afeta memória

Você já deve saber que dormir bem é fundamental para a saúde. Uma boa noite de sono pode melhorar a pele, regular a produção de hormônios, melhorar o humor e dar mais disposição. Além disso, estudiosos vêm pesquisando a anos a relação entre sono e memória.

Se você já se perguntou como algumas pessoas conseguem lembrar de tantas informações, talvez a resposta seja uma boa noite de sono.

Dormir bem melhora a atenção

dormir bem

Um dos motivos de conseguir guardar tantas informações na memória é o fator atenção.
Quando você está descansado, consegue se concentrar nas tarefas do dia com mais facilidade. Já se você dorme pouco, a sonolência pode acabar atrapalhando seu foco nas atividades diárias.

Alguns estudos indicam que o transtorno de déficit de atenção, conhecido como TDAH, está relacionado com a privação do sono. Sandra Kooij, pesquisadora do Centro Médico Universitário VU, de Amsterdã, na Holanda, afirma que pessoas diagnosticadas com esse transtorno apresentam dificuldade para dormir e para se levantar pela manhã. A falta de sono adequado pode piorar os sintomas do TDAH.

Portanto, quem dorme bem vai prestar mais atenção na hora de estudar, ler ou trabalhar, e assim consegue memorizar o conteúdo com facilidade.

As memórias são formadas durante o sono

memórias durante o sono

É de dar inveja quando uma pessoa demonstra lembrar tão bem de datas, fatos e histórias. Mas o segredo dessa boa memória pode ser justamente uma noite bem dormida.

Pesquisas concluíram que é durante o sono que as memórias recentes se convertem em memórias de longo prazo. Então, se você quer guardar bem as lembranças de um dia especial, que tal investir em uma boa noite de sono?

Dormir é importante para a higiene do cérebro

Dormir é importante para o cérebro

Um estudo publicado na revista Science constatou que durante o sono acontece uma espécie de faxina no cérebro, limpando toxinas acumuladas depois de um dia de muito trabalho. Outro estudo, da Universidade de Rochester, em Nova Iorque, observou que não dormir causa acúmulo de substâncias que provocam Alzheimer, doença que leva à perda de memória. Por isso, regular o sono impacta na saúde e no bom funcionamento desse órgão vital.

Se você tem dificuldade para adormecer, temos algumas dicas para voltar a dormir bem e melhorar a qualidade do seu sono.

O sono ajuda a liberar espaço para novas memórias

sono espaço memórias

Existe um processo de destruição de conexões entre neurônios que acontece no cérebro enquanto dormimos, segundo estudo da Universidade de Wisconsin. Essa operação apaga algumas memórias com o objetivo de liberar espaço para você aprender coisas novas. Quanto melhor a qualidade do sono, melhor será a capacidade de absorver informações. Se você dorme regularmente, provavelmente consegue aprender com mais facilidade.

Um bom colchão vai te ajudar a dormir bem. E além de uma boa noite de sono, você pode praticar exercícios para fortalecer a memória.

Invista em um colchão Sono Quality. O único com treze tecnologias que melhoram o seu sono e a sua saúde.
Ligue já! 0800 608 0848

Então, que tal investir na qualidade do seu sono para ter uma “memória de elefante”?

Acompanhe nosso blog para conhecer todos os benefícios que uma boa noite de sono pode proporcionar a sua saúde.