6 formas de prevenir e aliviar dores nas costas

aliviar dores nas costas

Sabe aquela dor nas costas que aparece no fim do dia? Ou quando você abaixa para pegar alguma coisa? Ela é mais comum do que você imagina.

Dados da Fiocruz apontam que 36% dos brasileiros sofrem com algum tipo de dor nas costas. E as causas são as mais variadas. Postura inadequada, sedentarismo, obesidade, exercícios físicos sem orientação e até uma noite mal dormida podem ser os responsáveis pelo mal estar.

Mas ainda bem que existem algumas maneiras de melhorar esse incômodo. Separamos 6 formas para te ajudar a prevenir e aliviar aquela dorzinha chata na coluna.

Faça alongamentos

alongamentos

Às vezes, depois de caminhar ou ficar em pé por muito tempo, suas costas acabam dando sinal de dor. Uma boa dica para aliviar o desconforto é fazer exercícios de alongamento. Praticar pilates ou yoga são boas opções para adquirir consciência corporal e se alongar. De acordo com Renata Mozzini, diretora da Premananda Yoga School, em São Paulo, os alongamentos e torções realizados em uma aula ajudam a reorganizar as vértebras e isso pode aliviar os incômodos.

Outro exercício é levar as mãos até os pés, mantendo os joelhos esticados. O médico do esporte, Felipe Savioli, explica que esse alongamento simples ajuda com as dores nas costas e na parte de trás dos membros inferiores.

Pratique atividade física para fortalecer o core

atividade física

Você sabia que o core é a parte do corpo que dá sustentação a nossa coluna? Na região central do abdômen estão os músculos que ajudam a estabilizar a região lombar. Por isso, praticar exercícios que fortaleçam essa área vai te ajudar a tratar possíveis dores nas costas.

O ortopedista Alexandre Fogaça Cristante, do HC-FMUSP, afirma que fortalecendo o core a chance de desconforto é menor. Mas antes de se aventurar sozinho na academia, é bom procurar um profissional de educação física para te orientar. Assim, você garante que os movimentos estão corretos e evita de se machucar.

Preste atenção na sua postura

atenção na sua postura

Você já reparou na sua postura enquanto trabalha?
Passar horas seguidas em pé ou sentado em frente ao computador e com a coluna mal encaixada pode ser o motivo da sua dor nas costas. Prestar atenção em como você se senta enquanto dirige ou estuda vai te poupar de problemas futuros na coluna.

No ambiente de trabalho, fique atento a ergonomia dos seus equipamentos em relação a você. A altura da cadeira e da tela do computador precisam estar ajustadas. Assim fica mais fácil manter a coluna no lugar e ajuda a prevenir lesões por ficar acomodado na posição errada.

Durma na posição correta

Durma na posição correta

Sim, até na hora de dormir existe risco de prejudicar a coluna e acabar acordando com dor nas costas. Se você gosta de dormir com a barriga para baixo, é bem provável que seu pescoço e coluna não fiquem alinhados durante a noite, sobrecarregando a musculatura da região. O Dr. Raphael Marcon, ortopedista do HCor, recomenda dormir de lado, com um travesseiro apoiando a cabeça e de preferência com outro entre os joelhos.

Seu colchão também pode influenciar na postura durante o sono. O original Sono Quality conta com a tecnologia exclusiva Orthus Protex, desenvolvida por especialistas e comprovada cientificamente. Só ela garante o alinhamento ideal da coluna, evita desconforto, má postura e a quebra do ciclo do sono. A tecnologia densidade progressiva também é capaz de alinhar a sua postura na cama.

Quer ter um Sono Quality com treze tecnologias que garantem a qualidade do seu sono e melhoram a sua saúde?
Ligue 0800 608 0848 e fale com nossos terapeutas do sono.

Mas existem outros fatores que podem provocar dores no corpo ao acordar. E os colchões Sono Quality, com suas treze tecnologias e vinte tipos de massagem, vão melhorar a qualidade da sua noite de sono.

Agende uma massagem

Agende uma massagem

“Preciso de uma massagem” Quem nunca teve um desejo assim depois de um dia estressante? É verdade que algumas técnicas ajudam a relaxar e aliviar dores. Mas o ideal é procurar um especialista que saiba qual é o melhor tratamento para a sua queixa.

Controle seu peso

Controle seu peso

Por último, mas não menos importante. O excesso de peso pode contribuir para que as dores apareçam. Os quilos a mais sobrecarregam a estrutura da coluna vertebral favorecendo a postura incorreta e consequentemente aumentando o risco de dor. Por isso, controlar o peso, com dieta equilibrada e prática de exercícios, pode ser uma boa tática para prevenir dores indesejadas.

Falar de dor nas costas pode não ser muito legal, mas é importante para entender os motivos do problema e como é possível melhorar esse desconforto.

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar com amigos e familiares que reclamam de dores nas costas?

E para saber mais sobre qualidade de vida, saúde e sono, continue acompanhando nosso blog.