Hábitos saudáveis que melhoram a imunidade

Hábitos saudáveis que melhoram a imunidade

Em tempos de pandemia, muito se falou sobre meios de prevenção contra a Covid-19. Mas nem só o novo coronavírus é capaz de infectar nosso organismo e provocar doenças.

Estamos expostos a vírus e bactérias o tempo todo. E sabe o que nos protege deles? Além dos bons costumes de higiene, quem está em ação é o nosso sistema imunológico. Alguns hábitos saudáveis ajudam a melhorar a imunidade e, por isso, são ótimos aliados nas batalhas invisíveis que travamos contra esses invasores.

Alimentação saudável

Alimentação saudável

Não tem como falar de saúde sem falar de alimentação. Manter uma dieta equilibrada, consumindo as vitaminas e minerais necessários para o funcionamento adequado do organismo é como ter o estoque da farmácia em dia. Se ela está abastecida, quando aparecer um vírus, as células de defesa estarão preparadas para combater o inimigo.

Se seu prato não é dos mais coloridos é bom ficar de olho. A mestre em nutrição humana pela Universidade de Brasília, Fabiana Nalon, alerta que uma alimentação variada é rica em nutrientes e ajuda o sistema imunológico.

Prática de exercícios frequente

 Prática de exercícios frequente

Não dá para negar que praticar esportes traz muitos benefícios para a saúde. A atividade física controla o peso, dá mais disposição, libera substâncias que dão sensação de bem-estar e ainda é capaz de melhorar sua imunidade.

O professor de educação física da Universidade Federal de Minas Gerais, Marco Túlio de Mello, afirma que treinar potencializa a circulação sanguínea, minimizando inflamações. Já o biólogo André Bachi, da Universidade Cruzeiro do Sul, comenta que o exercício afeta as células de defesa, facilitando a destruição de patógenos.

A Organização Pan-Americana da Saúde divulgou um informativo recomendando a prática de exercícios e alimentação balanceada para fortalecer a imunidade durante a quarentena. Mais uma prova de que dieta e exercícios funcionam também para nos defender.

Qualidade do sono

Qualidade do sono

Se você faz a linha fit, deve conhecer várias receitas para ser saudável com alimentação balanceada e exercícios. Mas sabia que o sono também é importante para a imunidade?

Manter as células de defesas do seu corpo sempre em forma dá trabalho. E é durante o sono que acontecem os ajustes que fortalecem o sistema imunológico. Diversos estudos já comprovaram que a privação do sono facilita a queda da imunidade e abre espaço para doenças e infecções.

Mas, o que fazer para ter uma boa noite de sono? Comece observando quantas horas você precisa dormir para acordar disposto no dia seguinte. Depois, adapte sua rotina. Existem alguns calmantes naturais que ajudam a dormir. O especialista em medicina do sono, Dr. Maurício da Cunha Bagnato afirma que é necessário afastar tudo que atrapalha para pegar no sono como luzes e aparelhos eletrônicos que prendem a atenção.

Seu colchão também pode ajudar. O original Sono Quality tem 20 tipos de massagem para que seu corpo relaxe e você consiga dormir tranquilo. As treze tecnologias do colchão do Brasil, garantem mais saúde e qualidade para a sua noite.

Quer um colchão com 20 tipos de massagem e que te ajuda a ter noites de sono revigorantes?
Ligue agora e agende a visita de um terapeuta do sono. 0800 608 0848

Além de comer direito, sacudir o esqueleto e dormir com os anjinhos, aliviar o estresse, beber água e evitar álcool e drogas, também contribui para o fortalecimento das suas defesas.

Entendeu como hábitos saudáveis influenciam na eficiência do sistema imune? Então, bora deixar todo mundo bem protegido compartilhando essas informações. E sempre que quiser saber mais sobre saúde e qualidade de vida, acesse nosso blog.