5 dicas para manter a forma e a saúde no fim de ano

natal saudável

As festas de fim de ano são sinônimo de alegria, união e também de alguns exageros. Bebidas e comidas apetitosas que só são preparadas nessa época à vontade, fica quase impossível resistir às tentações, né? Mas, para se controlar e não cometer tantos abusos, preparamos algumas dicas fáceis de seguir e que vão te ajudar a manter a forma e a saúde.

Procure manter a rotina

As férias geralmente chegam junto com o fim do ano, mas não é porque você está de folga que precisa relaxar com horários, refeições, treinos e sono, tudo de uma vez. Sair da linha na dieta ou dormir um pouco mais tarde algumas vezes pode até fazer bem, mas em excesso é prejudicial para a saúde. Preservar a rotina é importante para o bom funcionamento do organismo.

Se você é do time que adora dormir tarde, tente deixar esse hábito para as noites de festa, assim você vai poder aproveitar os dias de sol e calor para realizar atividades ao ar livre. Já para os que preferem tirar o atraso do sono, um bom colchão pode ser o melhor aliado. Só o legítimo Sono Quality tem treze tecnologias que agem enquanto você dorme para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Quer ter o colchão do Brasil? O único com 20 tipos de massagem e 13 tecnologias que dão mais conforto e
qualidade para o seu sono. Então, ligue e agende a visita de um terapeuta. 0800 608 0848.

Você já leu aqui como a alimentação, o sono e exercícios melhoram a imunidade. Por isso, manter a rotina é tão importante.

Tente se exercitar

Tente se exercitar

Que tal aproveitar para se mexer um pouco? Não estamos falando de ir para a academia, bem pelo contrário. A ideia aqui é fazer uma atividade que além de movimentar o corpo ainda seja prazerosa e divertida.

Uma corrida na orla da praia, uma brincadeira agitada com as crianças ou uma caminhada no parque, opções não faltam. Os exercícios vão ajudar a compensar aquelas calorias extras ingeridas nas comemorações de fim de ano.

Prepare uma ceia menos calórica

Prepare uma ceia menos calórica

Para muitos, a atração principal do Natal é a ceia. Peru, pernil, tender, farofa, salpicão, frutas em calda, fios de ovos, panetone, pavê e tantas outras delícias. É verdade que alguns pratos já são tradicionais e indispensáveis, mas dá sim para ter uma ceia mais leve. As altas temperaturas do verão combinam muito com saladas e frutas frescas. Incluir folhas e legumes nos preparos ou substituir uma sobremesa por uma salada de frutas vai refrescar as calorias da refeição natalina.

Coma com calma

Coma com calma

Não é porque está tudo na sua frente que você precisa comer até abrir o botão da calça. O especialista em transtornos alimentares, Adriano Segal, explica que o cérebro leva em torno de 20 minutos para entender que o estômago já está cheio. Portanto, aprecie cada garfada sem pressa. Isso vai ajudar a controlar as quantidades ingeridas nas comemorações de fim de ano.

Não esqueça de beber água

Não esqueça de beber água

Essa dica é aquela que serve para tudo. Nosso corpo é composto por aproximadamente 50 à 60% de água. Esse líquido ajuda nas reações químicas e metabólicas do organismo, inclusive na digestão. Repor adequadamente a quantidade de água mantém todas as funções normalizadas. Beber água também é fundamental para evitar mal estar por desidratação provocada pelo abuso de bebidas alcoólicas, muito frequente nas festas.

Cuidar da sua saúde e bem-estar deve ser prioridade em todas as épocas do ano. O segredo é compensar, se extrapolar num dia, tente se controlar um pouco mais no outro. Com equilíbrio e seguindo essas dicas, será mais fácil aproveitar as comemorações sem arrependimentos e com mais qualidade de vida.

Gostou das dicas? Então, que tal compartilhar essa publicação com seus familiares e amigos? Assim, todo mundo vai poder ter um Natal mais leve e saudável.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre saúde e bem-estar.