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8 curiosidades sobre o sono

O sono ainda é um mistério para todo mundo, mesmo após muitos estudos e pesquisas não se sabe exatamente como é o processo completo do sono. O que se sabe até o momento é que o sono é um fator essencial na nossa vida e, quando não se tem uma noite bem dormida e bem aproveitada, pode gerar vários danos à saúde física e mental. Mas não pense que apenas isso que foi descoberto, existe várias curiosidades sobre o sono e você poderá conhecer algumas delas abaixo.

O QUE ACONTECE COM SEU CORPO ENQUANTO DORME

Enquanto dormidos acontecem diversas coisas no nosso organismo além de simplesmente descansar o corpo para o dia seguinte. Durante o sono acontecem inúmeras coisas que podemos dividir em três grupos:

  • Recarregamento do cérebro;
  • Liberação de hormônios importantes;
  • Reparação das células.

HORAS DE SONO

Apesar de muitos afirmarem que todos precisam de 8 horas de sono, isso não é uma verdade. Cada pessoa tem uma necessidade de sono pessoal, podendo variar conforme a idade, saúde, rotina e demais particularidades de cada um.

Em média, as horas de sono se dividem assim:

  • Bebês: cerca de 16 horas
  • 3 a 12 anos: cerca de 10 horas
  • 13 a 18 anos: cerca de 10 horas
  • 19 a 55 anos: cerca de 8 horas
  • Acima de 55 anos: cerca de 6 horas

Dormir mais ou menos que o tempo médio pode ser normal, mas deve sempre analisar se seu sono está sendo suficiente para acordar disposto, com energia para seu dia a dia, caso o sono não estiver com uma boa qualidade é importante procurar um médico.

POSSIVEL REALIZAR ATIVIDADES DORMINDO

Outra grande curiosidade sobre o sono é sobre os vários distúrbios do sono que existem, um deles é a parassonia, que é o distúrbio onde a pessoa pratica atividades e movimentos fora do comum mesmo enquanto dorme, inclusive existem casos de pessoas que cometeram crime em estado de parassonia.

SONHAR É NORMAL

Muitos estudos são voltados para o sonho, ainda existem diversas dúvidas acima desse tema, mas uma coisa que se sabe é que sonhar é algo muito normal e, geralmente, aqueles que não sonho tem maiores chances de desenvolver alguns distúrbios de personalidade e doenças mentais. Porém, os sonhos são esquecidos facilmente, após 5 minutos acordado 50% dos seus sonhos você não se lembra mais e, após 10 minutos, cerca de 90% já se esqueceu também.

Outra curiosidade sobre o sono é que cerca de 12% das pessoas sonham somente em preto em branco, mas não se assuste, esse número já foi muito mais na época em que as televisões ainda não eram coloridas.

MUITO TEMPO SEM DORMIR EFEITO DE ALCOOL

Segundo pesquisa, a perda de 4 horas de sono é equivalente a tomar 6 latas de cerveja, daí surge a expressão “bêbado de sono”. Aquela sensação de felicidade após muito tempo sem dormir é gerada porque ocorre a liberação de dopamina e assim tem uma sensação positiva como se tudo estivesse bem.

RECUPERAR SONO

Dormir mais em um dia para recuperar o sono perdido em dias anteriores não é o suficiente para reparar os danos que a má qualidade do sono causa a saúde. Isso pode ajudar a diminuir a sensação de cansaço e irritabilidade, mas não é capaz de evitar os problemas que a privação de sono pode trazer, como a dificuldade de se concentrar, envelhecimento da pele e outros.

COMER OU DORMIR?

Se você tivesse que escolher entre comer ou dormir, provavelmente escolheria comer, mas em um caso crítico a falta de sono pode levar a morte antes que a falta de comer. Uma curiosidade sobre o sono, que você provavelmente não sabia, é que em média, 15 dias sem comer leva a morte, enquanto apenas 10 dias sem dormir pode levar a óbito.

LUZ ANTES DE DORMIR

Nosso relógio biológico entende que quando está escuro é hora de dormir, por isso tem-se mais dificuldade em dormir durante o dia que a noite. O hormônio do sono, melatonina, funciona melhor em total escuridão. Quando dormimos com a luz acesa ou utilizamos aparelhos eletrônicos antes de dormir, o sono é prejudicado e não tem uma boa qualidade durante a noite. Por isso, antes de dormir é ideal que não mexa em nenhum aparelho eletrônico, apague as luzes e durma em total escuridão.

SONO DA BELEZA

Não pense que é apenas uma expressão qualquer, dormir faz bem para a aparência sim. Uma grande curiosidade sobre o sono a falta de sono reduz a liberação de hormônio do crescimento que, nos adultos, reduz os processos de regeneração celular, resultando em flacidez, envelhecimento precoce, cabelo debilitado e sistema imunológico abalado. E, junto a tudo isso, as temidas olheiras.

Existem muito mais curiosidades sobre o sono além destas 8 que você acabou de conhecer. O sono ainda é um tema de muito estudo e muitos mistérios, com a evolução da ciência, as pesquisas acima do sono estão aumentando ainda mais para entender todas as coisas que acontecem durante essa atividade fisiológica.

Apesar de não saber todas as curiosidades sobre o sono, uma coisa que se sabe é que o sono é fundamental não só para ter disposição no dia seguinte, mas para o bom funcionamento de toda a saúde. Agora fica algumas dicas para dormir melhor e alcançar todos os benefícios e desfrutar das curiosidades do sono.

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar, sendo indicado ir dormir por volta das 22h da noite;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo, ir deitar apenas quando estiver com sono, isso faz com que o corpo entenda que a cama é apenas para dormir e assim o sono chegue com maior facilidade;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar, assistir TV na cama;
  • Não praticar exercícios físicos antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono, que é o tempo máximo permitido para um cochilo, além disso, tente dormir entre 12h as 14h, para não atrapalhar o sono da noite;
  • Faça com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o quarto desagradável ao sono;
  • Criar uma rotina do sono, como por exemplo, tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, tomar um chá relaxante, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, celular, computador, TV e demais aparelhos, transmite uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.

 

10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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