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Benefícios do cochilo

Provavelmente você já ouviu, ou vai ouvir, alguém dizer que cochilar a tarde pode atrapalhar sua noite de sono, mas não pense que essa pessoa tem toda razão, pois cochilar no meio da tarde pode fazer bem sim.

Os cientistas estão começando a estudar e se aprofundar nos benefícios do cochilo para o corpo. Logo após o almoço, seu corpo concentra as energias para fazer uma digestão correta e, é exatamente nessa hora, que nosso corpo precisa descansar.

Saiba que não é sinônimo de preguiça tirar uma soneca à tarde, pelo contrário, esse sono pode trazer várias vantagens ao seu organismo. Os benefícios do cochilo atingem todo o corpo em diversas áreas, mas o seu cochilo deve ser entre 30 e 45 minutos, pois assim você vai passar por todos os estágios do sono e tirar o melhor proveito da soneca.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO COCHILO

AUMENTA A CONCENTRAÇÃO

O cochilo pode ajudar, e muito, na concentração. Um estudo feito pela NASA afirma que tirar cochilos breves faz muito bem para sua capacidade de concentração, inclusive é recomendado aos pilotos cochilarem cerca de 40 minutos antes de voos longos.

REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS

Enquanto dormimos, nosso corpo sofre uma redução em suas atividades e, com isso, os vasos sanguíneos relaxam e faz com que os batimentos cardíacos diminuam, o que é muito bom, pois não sobrecarrega as artérias nem o coração.

MELHORA O HUMOR

Um dos benefícios do cochilo é melhorar o humor, pois reduz o estresse e te ajuda a esquecer dos problemas do dia. Além disso, diminui os sintomas de irritação, assim você fica mais calmo e feliz. Enquanto você dorme, consegue alcançar uma fase do sono onde coisas não úteis saem do consciente deixando sua mente mais leve e tranquila. Quando cochila durante o tempo ideal, você consegue alcançar essa fase e acordar mais relaxado, aliviando o estresse, a paciência e o humor em geral.

ESTIMULA A CRIATIVIDADE

De acordo com estudos, os cochilos diurnos aumentam a atividade no hemisfério direito do cérebro, que é responsável pela criatividade. Isso acontece também pelo mesmo motivo já dito antes, enquanto você dorme, consegue alcançar uma fase do sono onde coisas não úteis saem do consciente deixando sua mente mais leve e tranquila. Quando cochila durante o tempo ideal, você consegue alcançar essa fase e ao acordar tem mais chances de desenvolver a criatividade.

MELHORA A APRENDIZAGEM E A MEMÓRIA

Quanto mais longo o cochilo, mais aproveitamento das fases do sono você vai ter. Se alcançar a fase REM, responsável pela fixação da memória, pode ter uma melhora em aprender e memorizar coisas ao acordar.

Um estudo feito na Alemanha comprovou essa tese e afirma que, se dormir por cerca de 45 minutos, você pode melhorar sua memória em até 500%.

DIMINUIÇÃO NO CONSUMO DE DOCES

Quando nosso corpo fica muito cansado, temos tendência em comer para acordar e continuar seguindo o ritmo do dia a dia. Mas, quando estamos descansados e dispostos, conseguimos nos manter mais focados nas tarefas e longe de alimentos desnecessários e que fazem mal à saúde. Então se você está em uma dieta e precisa perder alguns quilos, principalmente para a melhora da saúde, aproveite alguns minutos do seu dia para dormir e aproveitar mais um dos benefícios do cochilo.

REDUZ O RISCO DE ACIDENTES

Especialmente se você não dormiu o suficiente à noite, pode ser perigoso passar o dia cansado, principalmente se vai dirigir ou trabalhar em área de risco de acidentes de trabalho. A soneca ao longo do dia restabelece seu organismo, deixando-o mais alerta e com menos risco de adormecer ou perder a atenção.

Mas não pense que são somente esses os benefícios do cochilo, pois cada vez mais você vai descobrir melhoras que seu corpo precisa e podem ser encontrados na soneca diurna. Entretanto, você deve ter disciplina para cochilar durante o dia, criar uma rotina e não ultrapassar o tempo ideal para dormir.

REGRAS PARA APROVEITAR O COCHILO

O melhor período para tirar uma soneca e ter um bom descanso é entre 12h e 14h, por isso não é bom cochilar após esse horário, visto que quando mais tarde mais chances de atrapalhar o sono da noite.

Também não é indicado dormir mais que 45 minutos, esse tempo é o limite para que não prejudique seu sono durante a noite. Quando o cochilo dura além do que deveria, pode apresentar episódios de insônia durante a madrugada e pode gerar um ciclo, onde dorme mal à noite e dorme muito durante o dia.

Além disso, existem outras dicas que podem ajudar muito a ter um bom sono e aproveitar os benefícios do cochilo.

  • Dormir no máximo por 45 minutos;
  • Após refeições, deitar do lado esquerdo para ajudar na digestão;
  • Procure dormir em um lugar tranquilo, sem barulhos de carros, televisão, músicas e demais sons que podem impedir um sono relaxante;
  • Escolha um lugar com menor iluminação possível, é mais fácil induzir o corpo a dormir no escuro do que na claridade;
  • Para que não corra o risco de dormir além da conta, programe um despertador;
  • Tenha uma coberta ou agasalho por perto, enquanto dorme sua temperatura corporal tende a cair, portanto é ideal se agasalhar ou se cobrir para garantir um sono melhor;
  • Tenha em mente que o cochilo não substitui, de forma alguma, seu sono noturno, os dois tem funções e benefícios parecidos ao corpo, mas não é a mesma coisa cochilar e dormir as horas necessárias durante a noite.

Apesar de existirem vários benefícios do cochilo, você deve estar sempre atento à qualidade do seu sono, pois, dormir durante o dia pode ajudar os sistemas imunes e neuroendócrinos. Mas, se o sono diurno aparece de forma excessiva, ou durante a noite você não tem sono, é interessante procurar um médico, visto que o sono insuficiente ou de baixa qualidade pode causar inúmeros problemas, como:

  • Queda da produtividade;
  • Acidentes;
  • Doenças crônicas;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Depressão;
  • E outros.

Por isso, você deve estar sempre atento ao sono e a qualidade dele, se perceber algo negativo no sono e não consiga solucionar com mudanças de hábitos e não for algo passageiro, procure um especialista para que ele possa avaliar e cuidar do seu sono da melhor forma.

10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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