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Benefícios do sono para a pele

Que o sono mal aproveitado pode trazer diversos prejuízos para a saúde, muita gente já sabe, mas que não dormir no tempo e com a qualidade devida pode ser um vilão para a aparência poucos sabem. Aquela velha frase do sono da beleza é uma grande verdade, quando se tem um sono de qualidade você tem vários benefícios do sono para a pele.

Além dos problemas de saúde, que interferem diretamente no bem-estar e na disposição em encarar o cotidiano, dormir mal também é um vilão para a sua pele. Os hormônios do crescimento (GH), por sintetizados durante o sono, renovam as células mortas do corpo e ajudam a pele no sistema de rejuvenescimento.

O descanso e disposição, uma boa noite de sono podem proporcionar alguns benefícios e melhora na pele. É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, reparam e reequilibram os estragos do dia, como efeitos do sol, vento e poluição. Outro hormônio produzido à noite é melatonina, que tem ação antirradical livre, ou seja, previne o envelhecimento.

PRODUÇÃO DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO

É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, se reparam e reequilibram do desgaste diário, como a exposição ao sol, vento e poluição. Enquanto se está dormindo é produzido o hormônio do crescimento, que atua na renovação de células mortas do corpo, mas o melhor funcionamento desses hormônios se dá durante a noite, pois quando dormimos a temperatura do corpo cai e, é nesse momento, que se produzem os hormônios de crescimento, proporcionando benefícios do sono para a pele.

CONTROLE E EQUILÍBRIO DO CORTISOL

Não são apenas esses hormônios que afetam nossa pele, uma boa noite de sono também faz com que o cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, se produza de melhor forma no organismo. Mas, se o cortisol é um hormônio do estresse o que ele tem de ligação com a pele? Acontece que, se o cortisol não está de forma equilibrada no corpo, uma de suas consequências é a formação do chamado “radicais livres”, moléculas que são liberadas pelo organismo, provocando o surgimento de rugas precoces. Além disso, quando não se tem um sono produtivo, acontece uma espécie de processo inflamatório da pele, esse processo afeta o equilíbrio e compromete a produção de colágeno.

RENOVAÇÃO CELULAR

Evitar o desequilíbrio do cortisol e dos hormônios de crescimento não são os únicos benefícios do sono para a pele, outro ponto muito importante para se ter um sono de qualidade é a renovação celular que acontece mais rapidamente durante a noite, garantindo uma pele mais hidratada e com aspecto mais saudável pela manhã.

Junto a isso, tem o fato de que o hormônio da melatonina consegue agir da melhor maneira durante a noite e, como já foi dito, enquanto dorme o ciclo deste hormônio se faz de maneira melhor, assim ele neutraliza os radicais livres e impede que a pele tenha envelhecimento precoce, como acontece na falta do cortisol.

Quando não se tem um sono de qualidade, gera malefícios para a saúde da pele, fazendo com que ganhe um aspecto ruim e nada saudável. Alguns dos efeitos de uma noite com sono de baixa qualidade são:

  • Maior quantidade de rugas;
  • Maior número de manchas pela pele;
  • Flacidez, pois perde a produção correta de colágeno;
  • Menor capacidade de revitalização após agressão de agentes como a poluição, que desgasta a pele diariamente.

A junção de todos esses efeitos pode causar o envelhecimento precoce da pele que, de acordo com estudos, é o maior prejuízo que se tem para a pele quando não se tem um sono de qualidade, pois dessa forma o organismo não libera as toxinas necessárias para renovar as células.

Mas, apenas deitar e dormir, não garante que você terá uma pele de qualidade e que haverá a produção de todos os benefícios do sono para a pele, assim é importante ter uma rotina para dormir melhor e alcançar os benefícios com maior precisão. Por isso irei listar algumas dicas para alcançar os benefícios do sono para a pele:

LIMPEZA

Dormir sem limpar a pele é uma péssima opção, durante o sono os poros precisam estar desobstruídos, para que ocorra a “faxina metabólica” de forma produtiva. Neste momento você precisa deixar a pele livre para respirar e passar pelo seu processo de desintoxicação diária. É muito importante hidratar a pele para dormir, mas, pelo menos, 2 vezes na semana é ideal dormir com a pele sem nada, para que o processo de limpeza natural da pele ocorra de forma melhor e o sono ocasione benefícios para a pele.

RELAXAR

Para que consiga alcançar a fase do sono REM, que é a fase onde se tem um sono mais profundo e que o organismo produz os hormônios da melhor forma, é preciso estar com a cabeça bem relaxada para dormir. É ideal não ficar pensando nos compromissos do dia posterior, isso pode elevar os níveis de ansiedade e prejudicar a sua noite de sono. O ideal é criar uma rotina de banho relaxante, diminuir as luzes, desligar os aparelhos eletrônicos como televisão, computador, tablets e celular, ler um livro, tomar um chá, fazer automassagem, ter refeições mais leves, coisas que estimula calma e traz o sono com maior facilidade.

CRIE UM HORÁRIO

É importante criar um horário certo para dormir, assim o corpo acostuma com a rotina do sono e proporciona diversos benefícios ao organismo. É ideal que durma por volta das 22h, pois é nessa hora que os hormônios que ajudam a rejuvenescer os tecidos da pele começam a trabalhar e, normalmente, alguns terminam seu ciclo às 2h da madrugada, quando se dorme muito depois das 22h esse ciclo não funciona da maneira correta e os hormônios podem ficar desregulados.

OUTROS BENEFÍCIOS DO SONO

Além dos benefícios que o sono traz para a pele, ele também auxilia em outros sistemas do corpo e traz benefícios para o dia a dia proporcionando um maior bem-estar e disposição para o corpo.

Reduzir o estresse

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse o que ajuda o indivíduo nas relações pessoais e na produtividade.

Controla o apetite

O sono ajuda a regular os hormônios que afetam e controlam o apetite, por isso quando se dorme mal, estes hormônios ficam desregulados e o apetite aumenta, levando a um desejo por alimentos ricos em calorias, gorduras e hidratos de carbono.

Melhora o humor

Pessoas que dormem bem durante a noite, andam mais contentes e bem-dispostas durante o dia. Pelo contrário, uma noite de sono insuficiente provoca agitação e mau-humor no dia seguinte. Além disso, quando dormir mal se torna um problema crônico, e o indivíduo desenvolve distúrbios do sono que  podem causar transtornos de humor de longo prazo, como depressão ou ansiedade, por exemplo.

Ativar a memória

Dormir bem permite que o cérebro processe melhor as novas experiências e conhecimentos, melhorando a memória. Durante o sono, o cérebro processa e consolida as memórias do dia, por isso noites mal dormidas podem fazer com que as novas informações não fiquem armazenadas corretamente, prejudicando a memória.

Estimular o raciocínio

Dormir mal afeta a cognição, atenção e a tomada de decisão e, por isso, pessoas que dormem mal têm maior dificuldade a resolver problemas de lógica ou matemática e a cometer erros como deixar as chaves na geladeira por acidente, por exemplo.

 

10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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