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Benefícios e malefícios do sono

Atualmente o sono está sendo colocado em segundo lugar na rotina de cada um, porém o ato de dormir faz parte do ciclo natural dos seres humanos, por isso é considerado um importante ponto para a boa qualidade de vida e saúde. Quando aproveitado de forma correta, o sono pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde física e mental, mas quando não é praticado da forma adequada, o sono pode trazer muitos malefícios para a sua saúde.

BENEFÍCIOS DO SONO

Não pense que dormir tem apenas a função de reparar o cansaço, quando se tem uma boa noite de repouso, consegue alcançar vários benefícios do sono e ter um dia muito mais produtivo, por isso dormir bem é muito importante e cuidar da qualidade do sono é algo essencial. Conheça alguns benefícios do sono para seu organismo:

ESTIMULA O HORMONIO DO CRESCIMENTO

Esse beneficio atinge todas as idades, o hormônio do crescimento, GH, é muito importante na fase da criança e também para os adultos. Quando criança o hormônio age de forma a tornar o crescimento da criança saudável e sem nenhum dano, quando adulto esse hormônio participa do ciclo em que cuida da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce.

MANTEM A SAÚDE CARDIOVASCULAR

Um sono de má qualidade pode gerar problemas como saúde no coração, pressão alta e ataques cárdicos, por isso devemos dormir bem para prevenir que doenças como essa atinge a nossa saúde. Quando se dorme mal, os hormônios do estresse podem aumentar de forma irregular e  isso faz com que o coração trabalhe mais que o normal, por isso quando se dorme bem e deixa com que o corpo trabalhe de forma regular, você está prevenindo de doenças futuras e de longo prazo.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quando você permite o corpo descansar da maneira correta, as células e proteínas do sistema imunológico trabalham de forma melhor, garantindo uma imunidade maior para gripes e resfriados. O sono de qualidade ajuda ainda na eficácia de vacinas e medicamentos, quando dormimos o corpo tem mais tempo para trabalhar e fazer com que a produção de anticorpos sejam mais satisfatórias.

MELHORA O APRENDIZADO

Dormir bem te ajuda a aprender mais, pois a comunicação entre os neurônios são pausadas durante o sono, assim o cérebro descansa e fica preparado para receber informações ao acordar. Além disso, quando se dorme bem, você consegue prestar mais atenção e focar mais nas tarefas do dia a dia, assim, você consegue ser mais produtivo e aprender as coisas com mais facilidade.

AJUDA NO CONTROLE DE PESO

Quem tem uma boa noite de sono consegue produzir os hormônios de melhor maneira, um desses hormônios é a grelina, o hormônio responsável pela digestão e por provocar a fome, quando se tem nível equilibrado de grelina sente fome em momentos corretos, conseguindo se alimentar na proporção certa. Outro hormônio que ajuda no controle de peso é a leptina, esse hormônio traz sensação de saciedade, quando produzido da maneira correta, a saciedade ocorre de forma melhor, ajudando no controle de peso e na alimentação balanceada.

E não são apenas esses os benefícios do sono, existem diversas consequências boas para quem dorme bem, como, por exemplo:

  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.

Mas, quando não consegue produzir um sono de qualidade, pode ter muitos malefícios e prejuízos ao organismo, portanto devemos dar muita atenção ao tempo dedicado ao sono para desenvolver uma saúde do sono melhor.

MALEFÍCIOS DO SONO

O excesso ou falta de sono pode trazer prejuízos ao organismo, da mesma forma que uma noite bem dormida traz os benefícios do sono, uma noite mal dormida traz os malefícios do sono, por isso é de extrema importância cuidar da qualidade do sono e certificar que está fazendo bem para seu organismo.

São inúmeros os motivos que tiram o nosso precioso sono, pode ser por preocupações e estresse do dia a dia, pode ser por virar a noite trabalhando, por trocar a noite pelo dia e diversos motivos. Mas, por mais que uma pessoa consiga produzir muito durante a madrugada, no dia seguinte seu rendimento será sempre baixo, para que entenda melhor sobre os malefícios do sono, vamos citar alguns para que você sempre se lembre de se atentar a qualidade do seu sono:

ALTERAÇÃO DE HUMOR

Quando não se tem uma quantidade adequada de sono, insônia ou acorda inúmeras vezes durante a noite, o corpo descarrega a chamada noradrenalina, e isso faz com que todo o organismo fique desregulado. Com isso, altera a frequência cardíaca e respiratória, fazendo com que o corpo fique alerta ao invés de descansar, fazendo com que o humor se altere causando irritação e estresse.

FALTA DE ATENÇÃO, RACIOCÍNIO E MEMÓRIA

Quem dorme mal, possui uma capacidade de concentração menor, devido a irritabilidade e o cansaço durante o dia, assim fica mais difícil de produzir um raciocínio adequado, o que dificulta a atenção. Além disso a memória fica prejudicada, pois é durante a noite que se tem o descarregamento do cérebro, onde apenas as memórias importantes ficam armazenadas no consciente, quando não descansa bem, não é feita essa limpeza e por isso prejudica a memória.

BAIXO RENDIMENTO IMUNOLÓGICO

Quando não se dorme da forma devida, os anticorpos entendem que há algo errado no corpo e atuam de forma a proteger o corpo de males, porem não há nada a ser combatido e, assim, há um gasto indevido de anticorpos, provocando a queda de imunidade e deixando a pessoa que se priva do sono propicia a ter mais doenças.

OBESIDADE E DIABETES

A falta de sono adequado provoca um aumento de açúcar no sangue e dificulta a passagem da glicose para as células, fazendo com que aumente o teor da glicose em circulação e atinja a diabetes. No caso da obesidade, acontece pois os hormônios que provocam e controlam a fome ficam descontrolados e, assim, quando acordamos após uma noite mal dormida, sentimos mais fome e menos saciedade.

Mas não pense que apenas a falta de sono que pode causar problemas, o excesso de horas dormidas também pode acabar sendo prejudicial à saúde, pois pode gerar distúrbios do sono e correr sérios riscos, como de se acidentar, quando se tem um sono maior que o normal.

Por esses benefícios e malefícios do sono é necessário que tenha mais atenção e cuidado em manter o cuidado devido com o sono, apesar de nem sempre ser fácil manter um sono de qualidade todas as noites aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a dormir melhor:

  • Crie um ambiente adequado para dormir, que seja limpo, escuro, sem ruídos e confortável;
  • Vá para a cama somente na hora dormir;
  • Tenha horários regulares para dormir;
  • Não faça o uso de álcool, café, refrigerante ou bebidas energética;
  • Não faça uso de medicamentos para dormir sem orientação médica;
  • Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia.

 

09/10/2018|Categories: Curiosidades|


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