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Terapia do sono

A boa qualidade do sono é essencial para a saúde física e mental de todos nós, noites bem dormidas podem trazer inúmeros benefícios que muitos nem imaginam, por exemplo:

  • Estimula o hormônio do crescimento;
  • Mantém a saúde cardiovascular;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o aprendizado;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Renova as células do corpo;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.

Muitas pessoas ao começarem a ter certos problemas para dormir começam a fazer uso de diversas medicações, porém, muitas vezes, certos problemas para dormir podem ser solucionados com mudanças de hábitos que favorecem a melhora da qualidade do sono.

A terapia do sono, ou sonoterapia, é um tratamento voltado para quem tem dificuldades para dormir, seja por distúrbios do sono, como a insônia, ou por motivos pessoais, como os problemas e preocupações do dia a dia, que fazem com que o organismo entre em um ciclo vicioso desgastante de noites mal dormidas acarretando em diversos problemas na saúde.

O QUE É A TERAPIA DO SONO?

É um tratamento que faz com que o paciente, que não consegue atingir o estágio de sono profundo, alcance este estágio e possa dormir melhor. Nos primeiros anos de estudo e tratamentos daqueles que não atingiam o sono profundo, era utilizado um composto químico que funcionava como sedativo em grandes doses, assim tinha uma reação de desligar o cérebro para que ele fosse reprogramado e, durante essa reação, o paciente poderia atingir a esperada fase profunda do sono. Porém, os resultados não foram positivos, pois surgiram comportamentos não esperados nos paciente e, assim, diminuíram a utilização de tal substância.

Aos poucos, os especialistas começaram a desenvolver o estudo e procuraram focar naqueles pacientes que tinha má qualidade do sono devido à depressão, ansiedade e demais distúrbios.

Atualmente, o processo da terapia do sono utiliza técnicas da hipnose, psicoterapia, terapia ocupacional, meditação, yoga e, em alguns casos, medicamentos para conseguir alcançar o sono prolongado, mas o uso de medicamento é indicado a casos mais gravosos.

O procedimento sempre será relativo a cada paciente, ao estado em que se apresenta e como cada médico irá decidir trabalhar, por isso é de grande importância que o tratamento seja feito com um profissional especializado na área para que, assim, consiga melhores resultados com a terapia do sono.

Algumas formas de exercer a terapia são:

  • Terapia comportamental

A terapia congnitivo-comportamental é um conjunto de técnicas para corrigir comportamentos e atitudes que levam à insônia, como fazer um diário do sono, no qual a pessoa anota as horas de dormir e acordar, quantas vezes acordou ou que pensamentos têm quando está com insônia. Desta forma é mais fácil identificar o que pode estar influenciando na alteração do sono. Já a terapia de restrição do sono, é um método que propõe que a pessoa permaneça na cama apenas durante o período de sono. Desta forma, evita-se ficar deitado sem dormir por mais de 30 minutos, sendo preferível levantar, fazer outras atividades e voltar para a cama quando o sono voltar.

  • Terapia de relaxamento

Algumas técnicas de relaxamento, como meditação, exercícios de respiração, massagem e reflexologia ajudam a melhorar a tensão física e mental que podem estar levando à falta de sono.

  • Tratamentos alternativos

Apesar de pouca comprovação científica, as terapias alternativas podem trazer bons benefícios para o tratamento da insônia de muitas pessoas, podendo, até, tornar desnecessário o uso de medicamentos. São os tratamentos feitos à base de plantas em pó, cápsulas ou chás, enfim, são métodos naturais para aumentar o relaxamento e combater a insônia, mas devem, preferencialmente, ser utilizados com o conhecimento do médico.

INDICAÇÃO DA SONOTERAPIA

Já que o tratamento é indicado àqueles que precisam de ajuda para reequilibrar o sono e conseguir atingir as fases do sono com qualidade, principalmente a fase mais profunda, alcançando um sono tranquilo e revigorante. Para isso, a terapia do sono é indicada a diversos casos como, por exemplo:

  • Apneia do sono;
  • Insônia;
  • Narcolepsia;
  • Depressão;
  • Sonambulismo;
  • Esquizofrenia;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • E demais distúrbios do sono.

BENEFÍCIOS DA TERAPIA DO SONO

A sonoterapia apresenta muitos benefícios aos pacientes, tais benefícios podem aparecer em curto ou longo prazo, a depender da evolução e do quadro em que cada paciente se encontra ao iniciar o tratamento.

  • Melhora no sono

O principal, e mais esperado, resultado é a melhora do sono, ao iniciar o tratamento é de se esperar que o paciente não tenha uma boa qualidade do sono, seja por não atingir todas as fases do sono, demorar a dormir, acordar várias vezes durante a noite, dormir muito durante o dia, dentre outros sintomas de um sono ruim. Com o tratamento, o paciente vai apresentando melhoria na qualidade do sono, ao longo do tempo consegue atingir as fases do sono mais fácil, consegue dormir durante toda a noite, dormir e acordar em hora certa, ter um sono relaxante e restaurador.

  • Sensação de descanso

Quando se tem um sono de qualidade, o paciente, ao acordar, tem a sensação de descanso, pois, de fato, teve uma noite de sono revigorante, possibilitando o paciente a acordar disposto e descansado. Acima de todos os benefícios do sono, o que é mais esperado é a sensação de descanso ao acordar, assim cada pessoa tem a percepção de que dormiu bem a noite, ficando apto para a rotina do dia seguinte, com a terapia do sono, o paciente consegue ter essa sensação ao acordar.

  • Energia para a execução de atividades diárias

Quando não tem uma noite bem dormida, normalmente acordamos indispostos e, com isso, é bem difícil encontrar energia para realizar as atividades do dia a dia, assim, o rendimento tende a cair e fica cada vez mais difícil se concentrar, memorizar e desenvolver um raciocínio rápido. O paciente que encontra a boa qualidade do sono tende a acordar disposto e renovado, com energia para lidar com as tarefas diárias, sem se sentir extremamente cansado e sonolento durante o dia.

  • Maior qualidade de saúde

Como já foi dito no começo deste artigo, são inúmeros os benefícios encontrados em um bom aproveitamento do sono, quando se dorme bem todo o organismo funciona melhor, levando a uma ótima qualidade da saúde. Com uma noite bem dormida, proporcionada na terapia do sono, pode ser observado diversas melhorias na saúde ao longo do tempo, controla o apetite, rejuvenesce a pele, aumento da imunidade, previne de doenças do coração, dentre outros benefícios pra a saúde.

  • Relaxamento físico e mental

Quando se dorme bem, é provável que acorde relaxado no dia seguinte, assim o corpo fica menos tenso e menos propenso a estressar com problemas que, se acontecerem posterior a uma noite mal dormida, pode ser um grande fator para o estresse diário. Com isso, uma boa noite de sono pode trazer um dia mais tranquilo e saudável à saúde física e mental.

  • Controle e prevenção dos distúrbios psicológicos

A qualidade do sono pode influenciar muito no quadro de distúrbios psicológicos, quando se tem uma noite mal dormida, pode gerar um certo “gatilho” para que haja aparição de certos distúrbios como ansiedade, depressão, pânico e outros. Por isso aqueles que têm sinais de distúrbios psicológicos ou que já fazem tratamento, é muito importante cuidar da qualidade do sono, inclusive também é indicado a fazer terapia do sono nesses casos, assim o sono bem aproveitado ajuda na melhora de certos distúrbios.

A terapia do sono é um tratamento ótimo e com resultados muito bons, mas deve ser feito por profissionais especializados e em casos que realmente precisam de tal tratamento, por isso é importante diagnosticar o problema que atinge seu sono e saber qual o tratamento certo para solucionar de acordo com o seu caso.

Busque sempre cuidar do seu sono, trazendo a melhor qualidade a ele, para que possa desfrutar de seus benefícios e ter uma rotina mais produtiva e um organismo saudável.

10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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